quarta-feira, 16 de maio de 2012

Encorajamento: o propósito maior do discipulado.

... “Irmãos, se vocês têm uma mensagem de encorajamento para o povo, falem”. (Atos 13:15)

ENCORAJAMENTO: o propósito maior do seu discipulado.

Lendo o livro de Atos encontramos por diversas vezes a palavra ENCORAJAMENTO além doutras correlatas como "fortalecimento", por exemplo. Vejamos apenas alguns versículos em Atos: 4.36; 9.31; 14.22; 15.32; 16.40; 20.1,2.

Isto é notável, pois trata-se do início da igreja e nos mostra como os primeiros discipuladores agiam em relação a seus discípulos: eles simplesmente os encorajavam e os fortaleciam o tempo todo!

Não é sem motivo que vemos uma igreja pujante, alegre, pronta para o serviço, gerando milhares e milhares de vidas!

Quando você se reunir com os seus discípulos tenha como propósito principal encorajá-los. É claro que você não deixará de tratar outras questões com eles, de discipliná-los em amor, pois os apóstolos também o faziam, porém mesmo nesses casos, seu foco deverá ser o encorajamento. Sempre o encorajamento.

O que você pode fazer para encorajar os seus discípulos? Que estratégias você poderá usar? Você pensa sobre isso? O simples fato de você pensar já demonstra que você é um encorajador ou pelo menos deseja ser.

Tem discípulo deixando discipulador simplesmente porque o abençoado "pega no pé" do discípulo o tempo todo. É um "sargento" para cobrar e não um discipulador para encorajar. Não dá um sorriso, seu abraço quando tem é "de leve", sem muito contato, sempre com dureza e cobrança.

Infelizmente temos discipuladores que foram carentes de amor na infância e até em outras fases da vida. Talvez até continue carente na fase atual. Essa carência de amor deixa o ser humano mais duro como pessoa, menos carinhoso, menos sensível aos outros. E isso fica visível quando falta o sorriso e a descontração no discipulado, quando o discipulador tem como propósito "bater", "exortar", corrigir, cobrar... Em muitos casos ele está colocando para fora sua própria frustração.

Mas tenho uma boa notícia para você amado: tudo pode ser novo no seu discipulado! Você pode mudar essa postura e começar a atrair dezenas e dezenas de discípulos para sua célula e discipulado!

Como começar? Comece aprendendo a sorrir para os seus discípulos e a abraçá-los. Você vai ver que em pouco tempo as mudanças começarão a acontecer e na medida em que você for mudando, o seu discipulado também vai e a multidão, que precisa de encorajamento, começará a perseguir você.

Fique na Paz!

Paistor Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário