sábado, 12 de maio de 2012

CONFLITO: OBEDECER MEU LÍDER OU AGRADAR MEUS DISCÍPULOS?

Esse dilema foi vivenciado pelo rei Saul, que era o rei e líder do povo de Israel, mas que tinha sobre ele Samuel, líder espiritual, representante de Deus para todo o Israel. Inclusive o próprio Samuel havia ungido Saul como rei dos israelitas.

Samuel era portanto, na hierarquia de Deus, o líder espiritual de Saul. E Saul o ouvia, seguia suas orientações e assim conduzia o povo debaixo dessa cobertura espiritual e por isso prosperava.

Até que chegou o dia em que Saul enfrentou um dilema comum em liderança: continuar obedecendo Samuel, o líder e discipulador dele, mas com isso desagradar seus soldados, que eram, na verdade, liderados, discípulos dele, ou desobedecer seu líder?

Samuel, líder espiritual de Saul e de todo Israel havia dado uma orientação clara a Saul para que o esperasse por sete dias e até lá não fizesse nada, mas como lemos em I Samuel 13.8-14, para agradar os seus discípulos (soldados), Saul ofereceu o sacrifício para iniciar a guerra, ignorando as ordens do seu líder.

Veja que Saul tinha propósitos nobres: oferecer sacrifícios para buscar a bênção de Deus e entrar na guerra contra os inimigos do povo de Deus, animar os soldados, impedindo-os que saíssem do campo de batalha, em fim, propósitos nobres. Mas a máxima dos céus é a que prevalece e ela diz: "Melhor é obedecer do que sacrificar." I Sm 15.22.

Samuel chegou, o repreendeu e apresentou a sentença de Deus: a perda da liderança.
Sempre que desonramos o líder que está sobre nós, desonramos a Deus e como consequência perdemos a unção para liderar.

Amados e amadas, liderar pessoas é fascinante, é uma grande aventura, mas não se esqueça que no Reino de Deus as pessoas não são nossas, mas do Senhor e que sempre haverá um líder sobre nós e, consequentemente, sobre as pessoas que lideramos. É a este nosso líder que devemos agradar sempre, obedecendo-o, ainda que isto nos custe desagradar nossos discípulos.

Aprendamos com Saul esta grande lição: diante do dilema OBEDECER AO LÍDER OU AGRADAR OS DISCÍPULOS, decida sempre obedecer ao seu líder, pois fazendo isso você não agrada só a ele, mas principalmente a Deus, nosso Líder Máximo.

O Senhor tem lhe dado uma unção para liderar que você nem sonhava um dia ter. E Ele tem mais, pois quem é fiel no pouco Deus libera mais unção, pois sabe que será fiel também no muito (ISm 15.17; Mt 25.23). Então aprenda esta verdade: a obediência é o útero que gera unção!

Fiquem na paz!

Paistor Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário