quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Eu quero a medalha de ouro!


1 Coríntios 9:24
24 Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.

Vimos nestes últimos dias em nossa cidade uma grande competição: as olimpíadas. O maior evento esportivo do mundo.

Todos os competidores tinham um sonho e trabalharam muitos por ele: ganhar a medalha de ouro!

Muitos vibraram por boas colocações, por ter ganhado medalha de bronze e de prata, mas mesmos esses queriam mesmo era a medalha de ouro.

Paulo chama essa medalha de ouro, que só um ganha, de "prêmio". E acrescenta: "... Corram de tal modo que alcancem o prêmio."

Os jogos olímpicos eram famosos na época de Paulo. Ele os conhecia muito bem, e então faz uma comparação entre eles e o carreira cristã, nos ensinando como ganhar a medalha de ouro, não do Olimpo, mas do céu. Veja:

1 Coríntios 9:25
25 Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.

Paulo nos fala aqui sobre a necessidade de treinamento exaustivo, de grande dedicação se quisermos a "medalha de ouro" da carreira cristã.

A pergunta é: será que estamos treinando e competindo pelo Reino de Deus com a mesma paixão dos atletas olímpicos?

E ainda tem o fato de que a medalha olímpica logo perecerá, mas a medalha celestial (coroa) é para a eternidade! Como deveria ser nosso esforço para conquistá-la então?

Paulo continua:

1 Coríntios 9:26
26 Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. 27 Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.

Tanto nas modalidades de atletismo (corrida) como nas de luta (esmurrar), o empenho de Paulo era, no espiritual, semelhante aos dos atletas olímpicos. E ele tinha mais um motivo: não ser reprovado e perder a medalha de ouro.

Façamos como Paulo. Vamos em busca do nosso ouro!

Bom dia!